O turismo na região sudeste é altamente interligado com as áreas econômicas e culturais, sendo responsável por grande parte das atividades econômicas da região.
O Rio de Janeiro, por exemplo, conta com o carnaval mundialmente famoso; São Paulo, pelo grande potencial urbano de hotéis e entretenimento que tem; Minas, pelo valor histórico de suas cidades e Espírito Santo, com suas praias e belezas naturais formam uma região quase imbatível no turismo brasileiro.
No Rio de Janeiro, as praias, como a de Copacabana, são reconhecidas no mundo todo. Tema do hit mundial “Garota de Ipanema”, esse é um dos principais destinos turísticos da região. Outras praias de destaque estão localizadas em Angra dos Reis, Búzios e a de Paraty. Além das praias, outras atrações como o Pão de Açúcar e o grande monumento do “Cristo Redentor” são pontos certos do roteiro turístico do estado.
Outro grande responsável pela força do turismo carioca é o carnaval. Os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí é um evento que atrai pessoas de outros estados e de outros países todos os anos. Mesmo sendo apenas três dias de festa, bilhões são arrecadados no carnaval. Prova de tamanha fama é o longa metragem “Rio - O Filme”, uma animação da 20th Century Fox e Blue Sky Studios que tem como cenário o Rio de Janeiro nos dias de Carnaval.
O Rio de Janeiro, também conhecido como ‘Cidade Maravilhosa’ é uma das principais cidades turísticas da região sudeste. Ela é famosa por suas belas praias (como a Copacabana, Barra da Tijuca, Ipanema) e morros que encantam os turistas. Detentora de uma das sete maravilhas do mundo, é na cidade que está o Cristo Redentor. Outros pontos turísticos de destaque estão a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Maracanã, o bairro de Ipanema, dentre outros.
O Cristo Redentor é um monumento importante da cidade do Rio de Janeiro que está no alto do Morro do Corcovado. Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931. É considerado um símbolo do Rio de Janeiro, reconhecido no Brasil e no mundo, que recebe milhares de pessoas todos os anos. Uma curiosidade é que a estátua é uma das sete maravilhas do mundo moderno e foi idealizada pela primeira vez em 1859, mas a ideia só virou realmente projeto em 1921, quando se faziam os preparativos para a festa do centenário da independência.
É uma reunião de morros presente no bairro da Urca que forma os morros do Pão de Açúcar, da Urca e da Babilônia. Também é um cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro e um dos pontos mais famosos por oferecer uma belíssima paisagem do município. Uma das atrações é o passeio de teleférico, no chamado bondinho do Pão de Açúcar, inaugurado em 1912 que interliga a Praia Vermelha ao Morro da Urca, e dele até o Pão de Açúcar.
É o bairro nobre chamado de ‘Coração da Zona Sul’ da cidade do Rio de Janeiro. É um dos pontos turísticos famosos do município. Atrai turistas de várias partes em busca da Praia de Copacabana, que se hospedam em seus diversos hotéis, especialmente, em períodos como carnaval e ano novo.
Localizada ao sul do estado, na Costa Verde, Angra dos Reis é um município rico por sua paisagem litorânea composta por várias ilhas e praias famosas. Oferece um conjunto de monumentos históricos dos séculos XVII e XVIII como o convento de Nossa Senhora do Carmo, a praça General Osório e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo.
Armação dos Búzios ou simplesmente Búzios é uma cidade famosa, localizada na Microrregião dos Lagos que ganhou destaque na década de 60, devido a visita da atriz francesa Brigitte Bardot. Ela forneceu a inspiração para a construção de sua estátua de bronze sentada na praia. As suas belezas naturais são um dos principais destinos turísticos, incluindo as famosas praias de Geribá, Ferradura e Azedinha. Outra atração do local é a Rua das Pedras, ponto de compras, bares, restaurantes e muita diversão.
É uma das cidades populares do estado do Rio de Janeiro com importantes centros históricos e culturais. É famosa por possuir os monumentos do Caminho Niemayer, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Teatro Popular, a Fundação Oscar Niemayer, dentre outros., além de praias belíssimas como a de Icaraí e vários esportes radicais.
Encontra-se no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sendo uma cidade perfeita para quem deseja conhecer seus edifícios históricos. Aliás, seu centro histórico é considerado patrimônio histórico e cultural pela UNESCO. Os principais pontos turísticos da cidade são o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Vila de Trindade, o Centro Histórico, a Estrada Real, as praias do Pontal e Jabaquara, dentre outros.
Além do gigantesco potencial urbano, São Paulo tem diversas belezas naturais para atrair viajantes: tem todo um litoral como o de Ilhabela, no norte do estado. Outras cidades em destaque é a de Campos de Jordão que oferece uma região montanhosa procurada por muitos turistas e Brotas, um local onde a prática de esportes radicais é muito frequente.
São Paulo é uma cidade mundial: pelas muitas empresas multinacionais que abriga e por receber pessoas de muitos países. Sendo assim, as possibilidades de diversão que há em São Paulo é gigantesca. Grandes empresas voltadas para esse ramo, por exemplo, fazem da cidade um destino badalado para o turismo. Pelo fato da capital ser sede de eventos de magnitude mundial, os hotéis de São Paulo estão entre os melhores do país. Além disso, a cidade conta com centros de convenções, restaurantes com diferentes especialidades e tudo que uma megalópole pode oferecer.
Santos é uma cidade do litoral do estado de São Paulo. É considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil. Além disso, é onde está o maior porto da América Latina, fato que contribui para o desenvolvimento econômico da região. Dentre os principais pontos turísticos estão o Aquário de Santos, os Museus do Café e da Pesca, o Aquário Municipal, os Jardins da Orla da Praia, sendo um dos mais extensos jardins frontais de praia do mundo, dentre outros.
Município localizado na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo. O melhor período para viajar é entre junho a agosto, quando o frio atinge a região e torna a paisagem ainda mais bonita. É um ótimo local para desfrutar dos chalés, passar a lua de mel e conhecer a cultura e a arte. Dentre as atrações estão o Horto Florestal, o Palácio Boa Vista, o Acervo Artístico-Cultural do Palácio do Governo de São Paulo, o Pórtico da Cidade, dentre outros.
Campinas é uma cidade do interior de São Paulo que guarda uma rica arquitetura, além de uma história atraente. Dentre os principais pontos turísticos estão o Museu de Arte Contemporânea e de Arte Moderna, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição, a Lagoa do Taquaral, o Templo de Campinas, Estádio Moisés Lucarelli, dentre outros.
A cidade do Guarujá está localizada na Ilha de Santo Amaro, no litoral de São Paulo. É um município com praias limpas e belas. É muito procurada no verão, sendo um dos períodos mais movimentados do ano. Dentre as praias mais visitadas estão a de Pitangueiras, Pernambuco e Enseada. Porém, se o objetivo é encontrar praias mais tranquilas, existem a de Iporanga, Camburi, Preta e Branca. Para os amantes do surf, vale procurá-las. Dentre as principais atrações estão seus fortes, a visita ao Aquário Acqua Mundo, passeios de lancha ou caminhadas e muito mais.
Para aqueles que procuram esportes radicais e ecoturismo, o município de Brotas é um dos mais indicados. Com mais de 30 cachoeiras criadas pelo rio Jacaré-Pepira, dentre as mais famosas estão a de Cassarova, Astor e Água Branca. Atividades como rafting, canyoning, boia-cross, trekking, mountain-bike e caminhadas podem ser realizados na cidade.
Ilhabela é uma ilha famosa de São Paulo e um dos destinos procurados por quem deseja realizar esportes náuticos (mergulho, vela, windsurf, surf, etc.), praticar atividades ao ar livre, visitar praias e estar em contato com a natureza. Cerca de 130 km de praias, mar azul, vegetação, cachoeiras e montanhas fazem parte da paisagem belíssima da ilha. Dentre as atrações estão o Festival do Camarão e a Semana Internacional da Vela.
Minas Gerais oferece, além da famosa culinária, uma riqueza histórica que poucas cidades turísticas no Brasil têm. Cidades históricas como Tiradentes (nome dado em homenagem ao inconfidente mineiro), Ouro Preto (primeira cidade brasileira a ser reconhecida como patrimônio histórico da humanidade) e Diamantina (nome dado pela grande quantidade de diamantes achados na cidade) são atrativos para milhares de pessoas todos os anos. Os restaurantes e bares da capital somam a capacidade turística do estado.
Belo Horizonte, capital do estado, reúne um conjunto arquitetônico e urbanístico inspirados em Paris e Washington. Modelada pela serra do Curral, sua paisagem urbana é formada pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha e a Praça da Liberdade. Dentre os principais pontos turísticos do município estão a Igreja de São Francisco de Assis, os Estádios Mineirão, Olímpico Monumental e Independência, o Museu Histórico Abílio Barreto, os parques Municipal e das Mangabeiras, dentre outros.
A cidade histórica de Ouro Preto é famosa por sua arquitetura colonial. É um verdadeiro museu a céu aberto e foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Existem diversos museus que retratam a história da mineração, bem como outros fatos que aconteceram no município. Dos principais pontos turísticos estão a Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz do Pilar, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias; museus como o Museu do Ouro, o Museu de Aleijadinho, o Museu da Inconfidência, etc. Além da parte histórica, os turistas aventureiros poderão encontrar cachoeiras, trilhas e muita diversão em Ouro Preto.
Uma cidade bucólica de Minas Gerais é famosa pelas suas águas termais e várias outras propriedades indicadas para banhos. Para quem está em busca de tranquilidade, vale passar pelo município e desfrutar das diversas fontes e cachoeiras de lá. Mas também para quem deseja se divertir, existem opções de bares e casas noturnas.
Cidade marcada por história, tanto é que foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999. Começou a ser explorada com a descoberta de pedras preciosas, ainda quando era conhecida como Arraial do Tejuco, no século XVIII. Possui um cenário surpreendente e uma arquitetura preservada com igrejas barrocas, casas coloniais, suas ruas de pedra e muitos outros monumentos. Foi palco do famoso casamento da escrava Chica da Silva e um contratador português, além de abrigar Juscelino Kubitschek e seu filho. Os principais pontos turísticos do município são o centro histórico, suas cachoeiras (as mais famosas da Sentinela, das Fadas, dos Cristais, das Três Quedas e da Toca.). Uma das atrações que ocorre todos os meses é a Vesperata, vários concertos realizados pelas bandas da cidade, apresentados nas sacadas dos casarões coloniais.
Os turistas apaixonados por história e cultura devem encontrar museus riquíssimos e diversas igrejas no município. Ela é uma cidade histórica famosa de Minas Gerais caracterizada pela arte barroca. Tem como principais pontos turísticos a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu de Sant'Ana, o Museu do Automóvel, o Chafariz de São José, dentre outros.
No Espírito Santo, o forte do turismo é motivado por suas belezas naturais. Por isso, existem várias áreas de preservação ambiental, sendo uma delas, a Estação Ecológica Municipal Ilha do Lameirão, em Vitória, que abriga um dos maiores manguezais urbanos do mundo. Os turistas podem aproveitar um pouco do agroturismo e conhecer como funciona a vida no campo, praticar ecoturismo, além de passar por pontos famosos nas rotas turísticas do Caparaó, Caminho dos Imigrantes, Rota do Sol e da Moqueca, dentre outros.
Vitória é a capital do estado do Espírito Santo. As praias de Vitória são uma das principais atrações da cidade, dentre elas estão a praia do Canto. Seus principais pontos turísticos são o Palácio Anchieta, a Ilha das Caieiras, o Penedo de Vitória (montanha-ilha símbolo da cidade), a Catedral Metropolitana de Vitória, além de casarões antigos, teatros, escadarias e muito mais.
A cidade turística de Guarapari, próxima à capital, é uma das que mais atraem turistas para o estado do Espírito Santo. Existem muitas opções de lazer como aquários, clubes aquáticos, praias, esportes como mergulho, dentre outras atrações. As praias que mais atraem famílias com crianças são as do Morro, da Areia Preta e das Castanheiras. Mas, para os jovens, a Enseada Azul e Meaípe, são as indicadas. Nos restaurantes especializados em frutos do mar é comum encontrar a deliciosa Moqueca Capixaba.
A cidade de Vila Velha é uma cidade badalada, cercada por praias, das quais uma das principais atividades esportivas é o surf. Dentre os pontos turísticos estão o Convento N. S. da Penha, o Morro Moreno, o Museu da Vale, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, bem como diversas praias (praia de Itaparica, da Barra do Jacu, praia da Costa, praia de Itapuã, dentre outras).
A cidade de Domingos Martins é indicada para quem deseja realizar turismo de aventura. É possível fazer rafting, trilhas, arvorismo, rapel, tirolesa, escalada e muito mais. Dentre os principais pontos turísticos do município estão o Parque Estadual da Pedra Azul, Praça Arthur Gerhardt, a Estação Germânia, a Casa da Cultura, a Cascata do Galo, Marco da Colonização Alemã, etc.