Comida Pizza São PauloA culinária da região sudeste é bastante rica. Tanto as doces, quanto as comidas salgadas são variadas e apreciadas no país inteiro. O sudeste foi uma das primeiras regiões brasileiras a se tornar populosa. Esteve em sua criação apoiada principalmente em três culturas diferentes (índígena, portuguesa e africana) que contribuíram para a formação cultural, bem como influenciaram na culinária.

O advento do ciclo do ouro e o café, trouxeram um desenvolvimento para a região, bem como diversidade na culinária. Mas com o declínio do ouro, a pecuária foi uma das atividades que se sobressaiu, e produtos como leite e carne se tornaram populares.

Culinária de São Paulo

A gastronomia de São Paulo está relacionada com os bandeirantes, que estavam em busca de riquezas, no século XVII. Eles já carregavam em suas viagens, comidas que faziam parte da cultura indígena, tais como mandioca, feijão, milho, banana, peixe, etc. Um dos pratos populares nesse período foi o virado à paulista, feito com feijão e farinha de milho. Atualmente, o prato ganhou novos ingredientes.

Os pratos típicos do estado receberam novos sabores no fim do século XIX, com a chegada dos imigrantes. Dos árabes surgiram os quibes e os charutos; dos japoneses, o pastel, o sushi, o sashimi e o yakissoba; Mas, o ponto forte da parte gastronômica em São Paulo é resultado da influencia italiana: as pizzas e massas.

São Paulo é um verdadeiro polo gastronômico com restaurantes para todos os gostos. Existem diversos lugares no estado que disponibilizam vários tipos de alimentação, sendo apelidado, por alguns, de “capital gastronômica mundial”. Por ser uma típica “cidade grande”, tem várias redes de “fast-food” que são muito frequentadas pelos habitantes.

Outras Comidas Típicas Paulistas

Feijão Tropeiro

Também é popular em outros estados como Minas Gerais e Goiás. É feito com farinha de mandioca, ovos cozidos, feijão-preto, linguiça e toucinho.

Afogado

É uma prato típico do Vale do Paraíba que consiste em uma mistura de carne com mandioca. Para que a carne fique macia é necessário que ela fique por cerca de 24 horas em água e sal (afogada).

Paçoca de Carne-Seca

É um prato simples que tornou-se muito popular nas viagens dos bandeirantes. É feito com carne-seca e farinha de milho ou mandioca ‘pisados’ em um pilão.

Cuscuz Paulista

É o prato de maior visibilidade nacional. Tem um formato de um bolo, feito em forma furada, preparado com sardinha, farinha de milho, ovo, palmito, ervilhas, tomate, dentre outros ingredientes.

Culinária do Rio de Janeiro

A gastronomia do Rio de Janeiro tem como herança muitos pratos portugueses. Quando a Família Real veio em 1808, hábitos e pratos lusitanos chegaram ao estado tais como embutidos, azeite e amêndoas, que fizeram uma integração com as culinárias africana e indígena. O bacalhau e a feijoada também são um dos pratos populares da cidade.

Como cidade turística de grande população e variados gostos, ligado ao fato de, assim como São Paulo, ser muito industrializada, o Rio de Janeiro possui vários restaurantes que oferecem os mais variados tipos de comida, inclusive internacional.

Alguns Pratos Típicos Cariocas

Feijoada

Um dos pratos marcantes do Rio de Janeiro é a feijoada. O prato é um símbolo nacional, mas é bastante consumido no estado, o que o leva a ter uma forma própria de desenvolvê-la. A receita carioca inclui carnes salgadas (como carne-de-sol), folhas de louro, várias partes do porco, cebola e laranja (para ajudar a deixar a feijoada menos salgada).

Bacalhau à Gomes de Sá

Prato de origem portuguesa de autoria de José Luís Gomes de Sá, nascido na cidade do Porto. O bacalhau é assado e desfiado, temperado com cebola e alho e servido com batatas e ovos cozidos.

Picadinho

É um prato popular no Rio de Janeiro, que foi levado para São Paulo. Ele consiste em pedaços de carne cortados em cubos e marinados com cachaça. Na receita são acrescentados o toucinho, tomate, extrato de tomate, cebola, louro e alho.

Filé à Osvaldo Aranha

É um bife alto, malpassado, com pedaços de alho frito, servido com arroz e batatas. O político sempre pedia que o seu filé viesse dessa forma e tornou-se um prato popular em 1926, em homenagem à ele.

Culinária do Espírito Santo

Uma das principais influencias nesse estado foi da culinária indígena. Eles introduziram a panela de barro, um dos principais instrumentos dos capixabas.

O Espírito Santo tem tradição na área gastronômica por causa dos pratos como as tortas capixabas de vários sabores, o pirão, mas, principalmente, pela moqueca. Esse último é apontado como o prato símbolo da cozinha capixaba. Pode ser feita com siri, peixes, camarão e ainda outros frutos do mar. O prato é herança da culinária indígena e faz muito sucesso entre os habitantes do estado.

Mas não é somente a comida indígena que complementa o cardápio da região sudeste. Italianos e alemães trouxeram para a região pratos como agnoli, torta de maçã, joelho de porco, etc.

Outras Comidas Típicas Capixaba

Torta Capixaba

É uma torta recheada por frutos do mar, badejo, azeitona e ovos. São utilizados temperos como coentro e urucum.

Muma de Siri

É uma receita de origem indígena, preparada na panela de barro, é acrescentado o pirão de siri e a farinha de mandioca, com temperos como o alho, cebolinha, salsa, limão e urucum.

Garoupa Salgada com Banana-da-terra

Prato que preserva a cultura capixaba. É preparado com peixes do Norte do estado, com banana-da-terra e temperos.

Culinária de Minas Gerais

De todos os estados que compõem a região sudeste, o mais tradicional na gastronomia é Minas Gerais. A comida mineira é nacionalmente famosa, tendo várias comidas típicas e que caíram no gosto popular.

A comida mineira foi marcada pelos bandeirantes de São Paulo que viajavam para Minas Gerais em busca de ouro. No período do ciclo do ouro surgiu o tropeirismo, uma atividade que trouxe o crescimento dos vilarejos e consequentemente o desenvolvimento de alguns pratos típicos que misturavam os sabores dos pratos portugueses, africanos e brasileiros. Exemplo de prato criado no período foi o feijão tropeiro (outro prato de expressividade nacional).

Com a queda da mineração, houve espaço para a criação do gado, fato que contribuiu para a produção de leite e carne em Minas Gerais. O pão de queijo mineiro, por exemplo, é apreciado em todo o Brasil.

Outros produtos bastante comuns foram os produzidos em fundos de quintais, nas fazendas, tais como galinha, quiabo, porco, etc. Assim surgiu, o tutu de feijão, a galinha ao molho pardo, leitoa à pururuca, frango com quiabo e muitos outros. Além dos pratos, o queijo mineiro e o doce de leite são muito apreciados.

Outras Comidas Típicas Mineiras

Galinha Caipira

É um frango preparado com o sangue da ave, conhecido como molho pardo.

Tutu de Feijão

Prato produzido com farinha de mandioca e feijão, acompanhado por torresminho de porco.

Vaca Atolada

Prato feito com costela de vaca cozida e mandioca. O nome surgiu por que a carne fica mergulhada na mandioca. É um prato famoso também em Santa Catarina.

Frango com Quiabo

É um frango cozinhado e misturado ao quiabo. Pode ser servido com angu.

Angu

É uma massa feita com fubá, água e sal. É uma receita popular principalmente em regiões que tiveram influência de italianos.