São Paulo CidadeA economia da região sudeste é a mais forte do Brasil. Aliás, ela é assim desde o período do “café com leite”, onde essas duas mercadorias eram as mais importantes para a capitalização brasileira. Tendo São Paulo como principal estado nesse quesito - além da crescente industrialização - essa região ainda conta com o forte turismo do Rio de Janeiro, a pecuária de Minas Gerais e o estruturado ramo de exploração de petróleo no Espírito Santo (sendo esse o segundo maior explorador do Brasil).

Outro segmento é o extrativismo mineral, do qual são extraídos minérios como ferro, manganês, ouro e pedras preciosas.

Empresas e profissionais são atraídos para a região, a fim de encontrar novas oportunidades de mercado. O setor de serviços, o comércio e a indústria possuem uma infraestrutura completa, além de mão de obra especializada. Mas, a região enfrenta problemas socioambientais, tais como impostos, congestionamentos e poluição, por exemplo.

Economia de São Paulo

Na área de industrialização, São Paulo está muito à frente da região e do restante do país. Ela é detentora de um dos maiores PIBs do mundo. As indústrias estão localizadas nas regiões metropolitanas do estado, em Campinas, na Baixada Santista, no Vale do Paraíba, dentre outras. Outro ramo importante é o do comércio de mercadorias diversas, oferecimento de serviços comerciais e pessoais a terceiros ou comunitários. Na pecuária há destaque para criação de bovinos, suínos e aves. Já na agricultura, dentre os principais produtos agrícolas estão: milho, soja, mandioca, tomate, laranja, cana-de-açúcar, feijão, batata, algodão e café.

Economia do Espírito Santo

O Espírito Santo tem sua economia basicamente voltada para o oferecimento de serviços e para atividade industrial: siderurgia e petrolífera. O estado é um grande exportador de ferro, granito e na indústria petrolífera, é o segundo maior produtor de petróleo e gás natural. O agronegócio também é uma das atividades em destaque, especialmente com o cultivo de café e a fruticultura. Outros segmentos importantes são da construção civil, alimentos, confecção, moveleiros, dentre outros. Além de possuir uma vasta malha rodoferroviária, é formado por um dos maiores complexos portuários da América Latina.

Economia do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro segue a linha dos outros estados da região e também tem grande parte de seu PIB relacionado às prestações de serviços. No caso do Rio de Janeiro, as áreas de serviços como telecomunicações, tecnologia da informação, vendas de mercadorias diversas e turismo são muito presentes. O estado também conta com um parque industrial focado em metalúrgicas, químicas, siderúrgicas, de alimentos, editorial, celulose, petrolífera, dentre outros.

Economia de Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é o terceiro mais rico da região e do Brasil (só perde para São Paulo e Rio de Janeiro) assim como o maior parque industrial do país (ficando atrás dos mesmos estados). Tem a economia equilibrada entre serviços e indústrias, sendo que, além dessas duas áreas, ainda existe a agropecuária. Possui um dos maiores rebanhos bovinos do país, sendo líder da produção de leite e derivados. A economia é marcada também pelo extrativismo mineral com a exploração de minério de ferro, zinco, bauxita e ouro.

Na parte industrial, a de energia é a que recebe maior destaque. Outra segmento importante da economia mineira é a produção tecnológica, com participação no chamado “vale do silício brasileiro”.

Principais Setores da Economia do Sudeste

Agricultura

A herança econômica da época do “café com leite” representou a força da agricultura dessa região no período de ocupação do estado. A produção de cana-de-açúcar (produto cada vez mais usado para consumo e para fabricar combustíveis) do sudeste é a maior do país. A razão para esse ramo ser tão lucrativo nessa parte do país é o ótimo solo (terra roxa) para plantio. As culturas de plantio mais comuns nessa região são a soja, cana-de-açúcar, milho, arroz, mandioca, laranja, feijão e café, sendo que esse último ocorre em menos áreas do que era no passado. A agricultura é uma atividade econômica presente em todos os quatro estados brasileiros da região.

Pecuária

Há um grande destaque para a pecuária. Devido a produção de carne bovina e suína, surgiram os frigoríficos, que se desenvolveram, além de indústrias de laticínios. A avicultura também é um importante setor, principalmente com a produção de ovos que se concentra no estado de São Paulo.

Indústria

É o local mais industrializado do Brasil e com um ramo industrial bastante diversificado. Alguns dos mais importantes ramos industriais da região são:

  • Automobilística (com mais força em São Paulo);
  • Siderúrgica (em toda a região);
  • Petroquímica (RJ, SP, MG);
  • Navais (RJ);
  • Petrolífera ( RJ e ES).

Há também indústrias em outros segmentos como o alimentício, de produtos agrícolas, bebidas, móveis, etc.

As indústrias siderúrgicas e metalúrgicas têm presença principalmente nos estados de Minas e Espírito Santo. Destaca-se também a cidade de Volta Redonda (RJ), com umas das maiores capacidades de produção de aço bruto da América Latina.

A questão petrolífera também está presente nessa região. A bacia de Campos, localizada no Rio de Janeiro, é responsável pela maior parte do petróleo consumido no país. No segundo lugar de produção petrolífera está o estado do Espírito Santo.

Produção Científica

A produção científica dessa região também é notável. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas são grandes polos de pesquisa do Brasil. É onde estão a parte tecnológica, chamada “vale do silício brasileiro”. É uma região que engloba São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de polos em outros estados brasileiros, tais como Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Turismo

Uma das atividades econômicas importantes do estado é o turismo. Nessa região existem vários pontos turísticos muito procurados. O Rio de Janeiro por suas praias, pelo carnaval, centro cultural e monumentos; São Paulo, por ser o grande centro financeiro do pais, além de possuir centros culturais e de lazer; Minas Gerais, com suas cidades históricas e o Espírito Santo, com praias belíssimas.