A culinária da região sudeste é bastante rica. Tanto as culturas de doces como comidas salgadas são bastante variadas e apreciadas no país inteiro. Sendo o sudeste uma das primeiras regiões brasileiras a se tornar populosa, e tendo em seu início, no mínimo, três culturas diferentes (índios, portugueses e negros) a formação cultural e também da culinária pôde contar com diferentes influências e se tornou bem heterogênia.

O Rio de Janeiro, por exemplo, tem como prato marcante a feijoada. O prato é um símbolo nacional, mas é bastante consumido no estado, o que o leva a ter uma forma própria de desenvolve-la. A receita carioca inclui carnes salgadas (como carne-de-sol), folhas de louro, várias partes de porco, cebola e uma laranja (para ajudar a deixar a feijoada menos salgada). Como cidade turística de grande população e variados gostos, ligado ao fato de, assim como São Paulo, ser muito industrializada, o Rio de Janeiro tem dentro do estado vários restaurantes que oferecem os mais variados tipos de comida.

São Paulo é um verdadeiro polo gastronômico com restaurantes para todos os gostos. Existem diversos lugares no estado que disponibilizam diversos tipos de alimentação, sendo apelidado, por alguns, de “capital gastronômica mundial”. Por ser uma típica “cidade grande”, tem grande quantidade de redes de “fast-food” que são muito usadas pelos habitantes. A típica cozinha paulistana possui três pratos principais: galinha d'Angola à paulista, empadinhas de Cananeia e o cuscuz paulista, sendo esse último o de maior visibilidade nacional. O ponto forte da parte gastronômica em São Paulo é resultado da influencia italiana: as pizzas e massas são famosas.

Espírito Santo tem tradição na área gastronômica por causa dos pratos como as tortas capixabas de vários sabores, o pirão, mas, principalmente, pela moqueca. Esse último é apontado como o prato símbolo da cozinha capixaba. Pode ser feita com siri, peixes, camarão e ainda outros frutos do mar. O prato é herança da culinária indígena e faz muito sucesso entre os habitantes do estado.

De todos os estados que compõem a região sudeste, o mais tradicional na gastronomia é Minas Gerais. A culinária mineira é nacionalmente famosa, tendo várias comidas típicas e que caíram no gosto popular. O pão de queijo mineiro, por exemplo, é apreciado em todo o Brasil. Além desse, o tutu de feijão, feijão tropeiro (outro prato de expressividade nacional), galinha ao molho pardo, leitoa à pururuca, frango com quiabo e muitos outros. Além dos pratos, o queijo mineiro e o doce de leite são muito apreciados.